Planejamento Financeiro para 2020

06 janeiro

Olá galera, tudo bem com vocês? Eu espero que sim! Começando mais um post para vocês, o primeiro post de 2020 e já quero começar desejando Feliz Ano Novo para vocês! Aproveitaram os dias de feriados? Ou até mesmo para quem estava de férias, aproveitaram os últimos dias de férias? Eu espero que sim! Eu aproveitei os últimos dias para organizar os conteúdos que vão aparecer por aqui, para fazer meu planejamento financeiro (o que é mega importante e sobre o que vamos falar hoje) e até mesmo para criar novos projetos para 2020, então aguardem que 2020 vai ter muito lançamento incrível e eu espero vocês em cada um desses momentos!

Mas sem mais delongas, vamos ao assunto e objetivo desse post? Planejamento financeiro 2020 como fazer? O que preciso pensar? Como realizar? Calma que vou ajudar você que veio em busca de ideias e respostas...



Para começar, gostaria de trazer para vocês um momento de reflexão... Primeira coisa para ser feita é você refletir sobre 2019, o que você conseguiu realizar em 2019? Quanto você juntou? Quais objetivos você conseguiu concluir? Quais suas fontes de renda de 2019? Cuidou da sua saúde? Conseguiu realizar cursos? Pelo que você é grato que aconteceu em 2019?

Eu sei, parece meio estranho fazer esse tipo de pergunta, afinal, você vai estar realizando um planejamento financeiro, financeiro tem relação com contas, mas sabemos que não é bem assim.... Sua saúde física, mental e emocional manda muito na sua saúde financeira, por isso é preciso fazer essa análise, para que você tenha um autoconhecimento.

Definido esses pontos, refletido sobre eles é o momento de você sentar e pensar sobre 2020. Neste momento seu planejamento financeiro acaba indo de encontro com suas metas (que será o próximo post aqui no blog, ainda essa semana), importante você colocar em um caderno suas principais ideias para 2020. Qual seu maior desejo? Quais hábitos você deseja mudar ou adquirir? Como deseja estar ao final de 2020? Quanto pretende juntar no ano? Valor de receita mensal, o montante de investimentos para cada objetivo da sua vida para 2020, as metas de gastos mensais e claro, a meta de renda extra (porque sabemos que apenas de salário não dá para resolver muitas coisas).

Pensando em tudo isso... Chegou o momento de agir! Você precisa começar a elaborar seu planejamento financeiro de 2020!

Passos para elaborar um planejamento financeiro

1. Registre todos os seus gastos
Algo super normal e que acaba acontecendo muito com as pessoas é não saberem o quanto elas gastam durante o mês, eu sei que para você que já controla isso deve ser uma loucura alguém não saber quanto gasta por mês, mas acredite... isso é mais que normal!

Para isso comece anotando todos os seus gastos em uma planilha, mas tem que anotar tudo mesmo!! Sabe quando você compra uma bala? Então... Anota, porque se você esquecer de anotar vai chegar no final do mês e você não vai saber onde seu dinheiro foi parar...

Com isso você vai começar a ter uma noção do quanto realmente está gastando e com certeza esse é o primeiro passo para começar a colocar sua vida financeira em ordem.



2. Compare seus gastos com sua receita

Muito importante além de saber o quanto você gasta é saber o quanto você ganha. Acredita que existe pessoas que não sabem o quanto ganham exatamente? Alguns até mesmo confundem o limite especial do banco com o salário delas (isso é horrível).
Nesta mesma planilha que você irá colocar seus gastos, coloque sua receita e faça a comparação. Preste atenção e entenda o quanto você gasta por mês e quanto recebe. Algumas pessoas acabam sempre gastando mais do que ganham, se esse for seu caso, está na hora de mudar as atitudes para reverter essa situação hein.

3. Faça uma análise das suas contas fixas
Sabe aquelas coisas que você tem que pagar obrigatoriamente todos os meses? Então, faça uma análise sobre e veja como você pode estar economizando nessas contas. Por exemplo, como economizar energia? Você pode tomar algumas atitudes simples para economizar energia, como lavar a roupa quando tiver uma quantidade suficiente, desligar as luzes de cômodos que não há ninguém, não demorar no banho (economiza energia e água com essa atitude). Pesquisar formas de pagar menos por pacotes de assinaturas de streaming, você pode dividir com alguns amigos, por exemplo.

4. Dias fixos para pagamento
Acho que algo muito importante é você tirar um dia do mês para pagar todas suas contas. Quando a gente deixa contas em dias diferentes pode acontecer que com a correria do dia a dia você esqueça, ou ainda que você fique quase doida porque ainda precisa ir pagar a conta. Então escolha um único dia, pode ser no início do mês, meio ou final. Basicamente, a escolha é sua e vai conforme seu plano. 



5. Cuidado com cartão de crédito
Cartão pode ser incrível, mas assim como diz a Nathalia Arcuri, cartão é para gente grande e não criança! Se você passa tudo no cartão por ter a facilidade de ter o cartão em mãos e não pensa como vai estar quitando essa dívida depois, acredite! Cartão de crédito não deveria ser utilizado por você!

Então, apenas utilize cartão de crédito se você tem a responsabilidade e entende como funciona, agora se você não consegue fazer isso, é melhor você se livrar dos cartões o quanto antes!

6. Faça metas
É importante que além de você ter em mente aquilo que deseja alcançar, que você possa colocar em seus objetivos uma reserva de emergência e investimentos.

A reserva de emergência é muito importante para você ter uma segurança para o futuro, digamos que você esteja trabalhando CLT no momento, mas daqui alguns meses você acaba sendo demitido ou você deseja abrir seu próprio negócio... Você tem uma reserva de pelo menos de 1 a 3 anos para conseguir viver? Para conseguir pagar suas contas fixas? Se você parou para refletir e a resposta é não, então está na hora de pensar no assunto. E não precisa tirar muito da sua renda não, pode ter certeza!

E sobre investimentos... Você pode dizer “Poxa, mas eu não ganho suficiente para investir” sinceramente? Isso não é uma desculpa. Hoje você pode começar investir com R$30,00, então com certeza isso não é motivo para você deixar de investir. Investimentos são importantes e necessários quando você tem uma meta para atingir, pense na sua meta; quanto vai precisar para atingir; quanto tempo você quer para chegar nessa meta e comece a investir.


Essas com certezas são algumas dicas que vão te ajudar muito na hora de realizar seu planejamento para esse ano. Basicamente você precisa pensar em:

  • Quando deseja realizar seus objetivos... Vai querer realizar em que dia e mês? É importante especificar datas para você saber quando deve começar a correr atrás.
  • Quando você pretende colocar em prática seu planejamento? Ok você sabe o que quer, mas quando você pretende começar a colocar aquilo que está no papel em prática? Pense sobre isso...
  • Quais as três primeiras ações que você precisar tomar para iniciar ainda esse mês!
  • Com que frequência você fará a avaliação dos seus resultados? Afinal, não basta você colocar no papel e começar iniciar é importante você tirar um tempo para ver como está indo o processor para chegar na sua meta. Será que você precisará reavaliar os planos, as datas? Eu faço minha avaliação a cada três meses, além da avaliação feita a cada três meses, todo final de mês eu faço o fechamento.
  • Pode existir contratempo? Como você vai lidar com esses contratempos? Tenho um plano para isso também! Por isso, é importante a avaliação como dito anteriormente.


Espero muito ter ajudado você que veio até esse post em busca de ideias de como montar seu planejamento financeiro. Fique ligado que estou com planos de facilitar mais sua vida na hora de realizar esse planejamento.

Quer compartilhar ideias sobre o assunto? Comenta ai embaixo ou manda um e-mail para mim.




Comprando alguns dos produtos citados nesse post, você vai estar ajudando o canal e o blog se manter atualizado e com diversos conteúdo.

You Might Also Like

0 comentários

Postagens Populares

Facebook