13 Reasons Why – 1ª Temporada | Netflix

24 maio


Oizinho! Tudo bom? Espero que sim! Hoje vamos falar um pouquinho sobre a série 13 Reasons Why (Os 13 Porquês), mais especificamente sobre a primeira temporada, então ajeitem-se nas suas cadeiras ou seja lá onde você está e vamos começar.

Pode ter spoilers, perdoa noix!

Faz pouco tempo que a segunda temporada da série foi lançada e pretendo falar sobre ela também, mas hoje é só sobre a primeira mesmo, pensei que assim seria melhor para podermos nos situar um pouco em tudo que está acontecendo e fazer todas as ligações necessárias da primeira com a segunda temporada.

A série baseada no livro de Jay Acher, é original Netflix, lançada em 2017, contando com treze episódios – onde cada episódio é um lado de uma fita – e cada episódio tem em média 1h. Nela vemos a história de Hannah Baker (Katherine Lagnford), mais especificamente, como a vida dela acabou (“Get a snack. Settle in. Because I'm about to tell you the story of my life. More specifically, why my life ended.” – Fita 1, Lado A).

Sinopse: Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katherine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabara de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida - além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.

A história inicia a partir do momento que Clay começa ouvir as fitas deixadas na porta da casa dele, como eu disse antes, cada episódio é um lado da fita e cada lado da fita vamos ver os motivos, os porquês, do suicídio da Hannah. Os episódios são narrados pela própria, o que faz com que tenhamos uma interação maior e possamos sentir, um pouco pelo menos, do que ela está sentindo em cada momento e em cada acontecimento.

Cada um dos porquês mostra um certo equilíbrio na vida de Hannah, todos eles tiveram atitudes tanto positivas quanto negativas - as negativas definitivamente foram mais marcantes – exceto por Bryce Walker que apenas vimos todos os pontos negativos e terríveis.


Durante a temporada inteira sentimos a angustia de Clay, as tentativas de vingança, ele colocando a culpa em todos menos nele (mesmo sabendo que estava nas fitas também). Vemos uma grande e diria até importante participação do Tony. E também resolveram trazer os pais dos adolescentes para trama, contando uma grande participação da mãe de Hannah que tenta entender por que sua filha cometeu suicídio. E também fizeram questão de deixar o fim da temporada em aberto para uma segunda temporada.

A série é bem explicita, mostra o que precisa ser mostrado e fala sobre temas bem complexos e, eu diria, pesado, mas que precisam de fato serem falados. Houve muitos comentários negativos sobre as cenas do abuso sexual e até do momento em que a Hannah se suicidou, mas antes de começar o episódio eles tiveram o cuidado de avisar que haveria cenas do gênero. Mas cá entre nós, eram cenas necessárias, foram sufocantes e agoniantes, nos colocaram – ao menos tentaram – no lugar de Hannah.

Eu já tinha lido o livro antes de ver a primeira temporada e ele tinha se tornado um dos meus favoritos, justamente por tratar de temas tão complexos, quando soube que sairia uma série pensei que um filme se adaptaria melhor. Muitas coisas ficaram bem parecidas com o livro, muitas outras não, até porque eles precisavam de mais assuntos para temporadas futuras.

Fizeram com que o Clay ficasse extremamente irritante (na segunda temporada ficou ainda pior), além de ter demorado horrores para ouvir as fitas, sendo que no livro ele ouve tudo rápido porque quer ouvir a fita sobre ele logo (ok, eles precisavam de tempo para desenrolar a história), foi agoniante e muito, muito irritante.

Ainda não sei dizer se eu gosto ou não da série, por vários motivos, mas isso não entra nessa conversa. Daqui um tempo volto falando sobre a segunda temporada (que eu não vi necessidade de fazer), então até logo 

Ah, antes que eu me esqueça, se você não está se sentindo bem ou sabe que ver cenas como são mostradas na série vai fazer mal para você, NÃO ASSISTA, fique longe de coisas que lhe fazem mal!

You Might Also Like

13 comentários

  1. Eu já vi alguns capítulos dessa série e achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti a primeira temporada numa fase muito ruim da minha vida... como anteriormente eu já havia recebido diagnóstico de depressão e ansiedade, creio que piorou meu estado, pois esta série possui muito gatilhos psicológicos e não é recomendável para quem tem sofre de transtornos emocionais/psicológicos.
    Infelizmente, a série só avisa que tem cenas fortes no 9º episódio, mas até lá vários sentimentos ruins já foram desencadeados. Se eu soubesse como era, não teria assistido, sinceramente... Não vale a pena, quando se está mal.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiiie,
    eu recebi muitos spoilers dessa série por isso já sei literalmente de tudo que acontece, a série e ótima assisti poucos eps mas pude perceber não só pelos spoilers que levei como tudo que vi

    ResponderExcluir
  4. Menina deu até medo kkkkk Pelo seu aviso nem vou assistir, eu estou bem mais eu sou uma pessoas que acabo vivendo sabe o personagem melhor fica longe..

    ResponderExcluir
  5. Realmente uma serie super impactante e que abordou muito bem vários assuntos. Eu gostei. Nao cheguei a ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Assisti a primeira temporada e realmente o que me prendeu foi além de entender os motivos do suicídio da garota, mas esperar que no fim da temporada houvesse um final da história. Como todos ja sabem é bem pesada e muita gente se sentiu mal, mexe com nosso pscologico mesmo. A segunda temporada comecei a ver e parei no meio, sem spoilers, mas ficou cansativo e pior que a primeira, dá uma aflição danada e você fica revoltado com toda a situação e ...sinceramente, devia ter acabado na primeira temporada. Se a pessoa que assistiu a primeira se sentiu mal, com essa então, melhor nem ver. Retrata bem a realidade, mas acho que ja deu. bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  7. Estou com vontade de assistir essa serie mas ainda nao tipo o tempo pra fazer isso!!!

    ResponderExcluir
  8. oi!
    Eu sofri muito na época de escola, por isso evito ver coisas que me lembrem desta fase de minha vida. Ouvi muitos elogiarem a serie,mas também criticas sobre como o tema era abordado...
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Bem legal esse série, eu gostei de ver!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não.consegui ver a segunda temporada. Da primeira eu gostei.

    ResponderExcluir
  11. bom dia, como vai? Eu ja assistir essa serie ate a segunda temporada, e creio que é realmente uma serie, que nos ajuda sabe a nao fazer o buliing, eu chorei tanto assistindo essa serie

    ResponderExcluir
  12. Eu simplesmente amo esse seriado, o desenrolar é um pouco lento mesmo, principalmente no começo, mas é legal! estou começando agora a segunda temporada e estou viciada!

    ResponderExcluir
  13. Ola!
    Nunca assistir a serie 13 REASONS WHY, mas gostei de saber o que acontece na 1ª TEMPORADA, vejo todo mundo falando muito bem dessa serie, minhas amigas já viram.

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Facebook

Inscreva-se