Resenha – Cronistas do Descobrimento

02 outubro

Organizadores: Antonio Carlos Olivieri, Marco Antonio Villa
Páginas: 152
Editora: Ática

Sinceramente, estou percebendo que está cada vez mais difícil de falar sobre os livros que vão cair no vestibular. Por quê? Bom, digamos que a leitura não é das minhas favoritas, já imagina sobre o que se trata esse próximo livro? Já né? De qualquer maneira, mesmo sendo bem difícil estar resenhando esses livros, eu estou fazendo assim como prometi para vocês, então... Eu simplesmente espero poder ajudar e espero que vocês gostem.

Cronistas do Descobrimento é um livro divido com vários autores, autores da época do descobrimento do Brasil, como assim? Na verdade o livro tem documento, textos, cartas que foram escritas naquela época, que foram enviadas para o rei de Portugal, ou que foram apenas escritas como uma forma de diário. Uma bem clássica e com certeza mais conhecida por todos que devem estar lendo essa resenha e que conhece a história do Brasil, é a carta de Pero Vaz de Caminha, onde além de ter a carta você vai ter uma explicação sobre o assunto, vai ter uma explicação sobre as palavras que raramente são utilizadas hoje em dia, mas que na época era bem usada, aquela escrita bem formal, bem clássica, eu não sei a palavra certa, mas utilizaria formal mesmo. (risos)

Você também vai encontrar Piloto Anônimo, Pero Lopes de Sousa, Manuel da Nóbrega, André Thevet, Jean de Léry, Hans Staden, José de Anchieta, Pero de Magalhães Gândavo, Fernão Cardim, Gabriel Soares de Sousa. Sim, esses são os nomes dos autores das “obras” que você irá encontrar nesse livro.

Eles realmente tratam não só do descobrimento do Brasil, mas também daquela fazer de transição, digamos assim, onde estão chegando pessoas de outros lugares e conhecendo o Brasil. Eles falam sobre os vários nomes que o Brasil teve, cidades que agora a gente conhece por um nome e antes era outro. Conta como foi a chegada deles até aqui, qual foi a reação dos índios ao ver eles, como os índios tratavam eles, como foi a igreja tentando e conseguindo converter alguns dos índios e mostrando que outros se negavam completamente, mostra alguns dos rituais dos índios, fala sobre as plantas, frutos, animais que são encontrados aqui nesse país.

E o livro mostra tudo isso, a relação entre eles, como tudo era novidade, como aconteceu às coisas, como alguns dos autores ficam se confundindo com as coisas que realmente aconteceram. E enquanto eu estava lendo, eu fiquei pensando que teria sido muito legal se os índios daquela época tivessem relatado como foi para eles ver aquelas pessoas, que tinham coisas diferentes, agia de jeito diferente, se vestiam, seria legal se tivesse o relato dos índios, vocês não acham?

E seria isso o que o livro trata, lógico que eu não vou ficar falando de cada um dos textos, se não a resenha ficaria enorme, mas assim pelo menos você pode ter uma noção do que se trata e não ficará perdido na hora de fazer a prova.


Espero que tenham gostado. Deixe nos comentários sua opinião.

You Might Also Like

27 comentários

  1. Te encontrei, enquanto navegava pela net. Já estou te seguindo, agradeceria se me seguisse também. Obrigada.

    http://renatacaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. não conhecia o livro mais gostei parece ser legal a historia
    beijos


    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bom,

    Mais ainda não conhecia!

    Beijinhos Lindona!

    Blog da Fran Bazan

    ResponderExcluir
  4. parece o tipico livro que a gente le na escola, achei bem bacana ;)

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que eu já passei da parte do vestibular hehehe.
    Mas acredita que nunca li esse livro? Acho que também não faz meu estilo de leitura :P
    mas deve ser interessante a história, apesar de tudo, se não for muito massante é legal :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é legal sabe? Mas não faz meu estilo. hahaha É chato essa parte do vestibular né? O vestibular todo, apesar de ser importante. haha :D

      Excluir
  6. Ana é um livro muito interessante, é muito bom pra quem estuda, Ana beijão.

    ResponderExcluir
  7. Bem legal, parece livro de escola
    fiquei curiosa para ler
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. hahahaha que nada menina, acredito que ia gostar mesmo. :D
      Beeijos.

      Excluir
  9. Parece aqueles livros que tem que ler na escola sabe?
    Fiquei curiosa!

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  10. Sou bem eclética no meu gosto, acho interessante livros que contam a história do país, mas de preferencia que a linguagem seja mais atual, lembro que li uns livros no colégio que eram um porre, sempre cultivei o hábito da leitura, mas não dava...

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Tem uns livros que são impossíveis mesmo... Agora tem outros livros da escola que são ótimos. *-*
      Beeijos.

      Excluir
  11. Excelente querida!
    bjs

    http://www.pinkbelezura.com/2014/10/brilho-magia-semi-joias.html

    ResponderExcluir
  12. Sei como é ter que ler livros "obrigada" hahaha mas não curto muito esse tema, sabe? Mesmo assim, a resenha tá super interessante. ♥

    Beijos! (http://amandavitoriaoficial.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Também acho complicado ler as leituras obrigatórias dos vestibulares. Geralmente são livros que não nos chamam muito a atenção. Esse ano, no vestibular da minha cidade tem até álbum/disco obrigatório, acredita?
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um grande fato... E sério isso? Ninguém merece...
      Super beijos.

      Excluir

Postagens Populares

Facebook