17 outubro 2014

Resenha: Garota interrompida

Autor(a): Susanna Kaysen
Páginas: 190
Editora: Única


Sinopse: Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é sanidade? Garotas interrompidas. – Retirada do Skoob


O livro conta a história de uma garota que acaba sendo internada devido alguns motivos que vem acontecendo com ela, onde ela acaba indo para um hospital psiquiátrico e que segundo o médico era para ela ficar apenas algumas semanas, pois ela precisava descansar, porém foi algo que se tornou apenas dois anos, uma mentira básica para que ela viesse se internar por livre e espontânea vontade. Bom, para quem ainda não leu o livro ou não assistiu o filme, porque existe o filme, a história contada é da própria autora a Susanna, porém ela não conta a história de maneira cronológica, o que às vezes faz com que a gente se perca um pouco, mas não é uma coisa que atrapalha não, porque você vai perceber que ela vai contando apenas as coisas que ela vai lembrando.

Lá na clínica a gente acaba conhecendo muitas pessoas que se tornam amigas de Susanna, outras nem tanto, mas é cada uma de sua forma, ficamos sabendo da história de cada uma das personagens, meio que por cima, na verdade muito mais de como elas são ali dentro da clínica. Conhecemos algumas enfermeiras que são legais e outra que nem tanto.

Em certo momento do livro, Susanna conta-nos como ela quis ser escritora, ela conta que foi atrás para descobrir o que exatamente ela tinha, pois os médicos diagnosticaram ela com algo que ela não fazia ideia exatamente do que era e nisso ela também nos explica o que é exatamente, ela foi diagnosticada com um distúrbio de personalidade limítrofe. E assim vamos acompanhando essa autobiografia, que não é nenhum pouco chata de ler (algumas são).  

O livro é bem escrito e bem gostosinho de ler, sabe? Você acaba lendo bem rapidinho, porque quer conhecer um pouco mais de Susanna e bom... Você acaba se divertindo junto com elas em algumas partes, como ela contava que pelo que eu entendi às vezes quando elas iam tomar sorvete faziam certas coisas só para deixar as enfermeiras loucas. Ou como eu não iria me divertir com a Lisa, que era diagnosticada com sociopatia, ela era muito maneira quando estava conversando com as meninas e a única que sempre fugia da clínica. (risos)

Eu recomendo o livro para quem quiser ler algo diferente, algo que em algumas partes é leve e em outras fica meio que pesado e de certa forma é uma maneira de conhecer esse lado da parte da clínica psiquiátrica. Ou então entender por aquilo que Susanna passou.

Eu tenho vontade de assistir o filme, porque ainda não assisti, mas assim que eu assisti vou fazer resenha aqui no blog para vocês. =)

Espero que vocês tenham gostado. Deixem nos comentários suas opiniões. 


7 comentários:

  1. Oi minha linda gostei da resenha
    Mais você falou que tem o filme e pra mim com essa falta de tempo seria ideal assistir o filme, em vez de ler haha
    A resenha super explicada, adorei
    Vou esperar pela resenha do filme
    beijos
    http://niviacoelhomakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado... Ah, mas é bom também... Quando tiver tempo pode ler o livro, adoro fazer isso porque vejo a diferença entre um e outro. hahahaha
      Beijos.

      Excluir
  2. eu ja vi o filme e AMEI, foi meu filme preferido da adolescencia durante anos, e quero mt ler o livro tbm

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu quero assistir também e fazer uma resenha aqui. haha ><

      Excluir
  3. Parece ser um livro interessante.. Quais coisas aconteciam com ela que não entendi?
    Adorei sua resenha.
    beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo... Ela meio que não consegue se encontrar na vida, sabe? Nenhum serviço da certo, ela pensa em morte, esse tipo de coisas...
      Fico feliz que tenha gostado. :D
      Beeijos.

      Excluir
  4. Adoro esse tipo de história! Já assisti o filme mas nunca li o livro. Morro de vontade, e agora mais ainda. hehe Ótima resenha!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...